Bala de Coco (de chocolate)

Minha mãe faz bala de coco desde que eu me conheço por gente e é uma receita que aterroriza muita gente. Lembro-me de quando era criança, adorava experimentar as provinhas da bala, lembro-me também do caderninho de receita azul, bem surradinho, que ela usava. Hoje ela já faz a receita de cabeça. Em nossos aniversários nunca faltou bala de coco, agora a D. Lena faz balas para o aniversário da neta.

 Bala de Coco (de chocolate) da Lena
01 Kg de açúcar União
05 colheres (sopa) de achocolatado Nescau
01 vidro de leite de coco Sococo
01 vidro de água

como fazer bala de coco
(1) Coe o açúcar e o chocolate e (2) coloque-os com os demais os ingredientes numa panela alta e (3) mexa bem para incorporá-los. (4) Limpe a borda da panela para tirar o excesso de açúcar (uso guardanapo de papel).

receita de bala de coco
(5) Leve ao fogo e deixe ferver até dar o ponto. NUNCA mexa. Enquanto isso, higienize as duas partes da pia de granito (ou mármore) e passe margarina. (6 e 7) Depois de 20 min. Retire um pouco da calda, sem raspar o fundo da panela e despeje num prato (ou pote de sobremesa) com água. (8) Tente fazer uma bolinha com a massa que se forma.
video
Vá fazendo este procedimento até que batendo a bolinha na borda do prato perceba que a bala já está consistente e ouça o tilintar do vidro.

(9 a 11) Despeje a bala sobre a pia untada e espere alguns minutos para esfriar um pouco. Passe margarina nas mãos e comece a puxar e a puxar (é bom que tenha força, porque vai precisar) (12 e 13), até que a bala mude de cor (fica mais esbranquiçada) (14).

bala de coco de chocolate
(15 a 17) Estique a bala na pia e corte com tesoura ou faca. Depois de fria guarde em pote fechado, para que fique derretendo na boca.

Dicas.
1-Se estiver muito quente no dia, coloque assadeiras com pedras de gelo sobre a pia, isto ajuda a esfriar a bala e o puxa-puxa fica mais fácil.
2-Pode acontecer de a bala ficar puxa-puxa, ou seja, grudando no dente, ou de ficar açucarada, espere esfriar e abafe, ela ficará molinha depois.
3-O procedimento é o mesmo para fazer a bala de coco branquinha, é só retirar o achocalatado da receita.

Obs. não estou ganhando nada pra divulgar as marcas, trata-se de uma exigência da minha mãe (Lena).

6 comentários:

  1. Ka..
    Adorei a receita, essas balas fazem muito sucesso em festa.. amoo
    Aqui em casa tenho minha "formiguinha" se eu fizer acho q eles nem esperam esfriar rsrs

    Bjs
    "Dekoratie"

    ResponderExcluir
  2. Olá, Karine!
    Tenho paixão por esta bala! E que privilégio ter a mãe fazendo...Primeira vez aqui. Gostei e estou seguindo!

    ResponderExcluir
  3. Água na boca.
    Um dia quero testar.

    Beijos
    http://eitasoudonadecasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Karine,
    Faziam esta bala em casa qdo eu era criança e era meu aniversário. eu não arriscaria fazer em casa, pois me lembro que vira e mexe perdiam o ponto e ela ficava meio puxa puxa.
    Aproveite a semana.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  5. Oi Karine,
    Como você dividiu sua sorte comigo, citei você no blog hoje.
    Muita sorte para você neste meio de semana.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  6. Fiz tudo como a sua mãe ensinou, com os mesmos produtos e marcas e não deu certo. Porque será? Ficou duro e nem deu para esticar a massa. E estou acostumada a fazer as balinhas só de coco. Perdi toda a receita.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias